top of page

Notícias, lançamentos, rumores, excertos, etc.

Novidades sobre a campanha alegre de 'Os Idiotas'.

27

Apresentação de Os Idiotas na Biblioteca Municipal de Vila Pouca de Aguiar

Apresentação de Os Idiotas, sábado, dia 21 de Dezembro pelas 21:30, na Biblioteca Municipal de Vila Pouca de Aguiar, por Valdemar Chaves.

26

Pedro Mexia apresentou Os Idiotas

25

Carlos Costa na Livraria Gato Vadio

«Primeiro fui-me divertindo e parando para tomar notas... Depois deixei de me divertir, à medida que me/nos reconhecia, e deixei de tomar notas...»

24

Apresentação por Pedro Mexia

Apresentação do romance "Os Idiotas" por Pedro Mexia na Livraria Ler Devagar dia 9 de Dezembro.

23

Apresentação por Carlos Costa

Apresentação do romance "Os Idiotas" por Carlos Costa, da companhia de teatro Visões Úteis na Livraria Gato Vadio dia 7 de Dezembro.

Apresentação do romance "Os Idiotas" com leituras de Sandra Serra e Filipe Seixas, da Baal 17, na Biblioteca Municipal de Ourique - Jorge Sampaio, dia 28 de Novembro.

22

Apresentação na Biblioteca Municipal de Ourique

21

Apresentação por João Pedro George

«A escrita do autor é descomplexada e descontraída, caso raro entre nós. Não pretende que cada frase soe como se quisesse ficar gravada na pedra, com essa pompa e ânsia lírica de eternidade. Talvez se denote aqui uma influência da literatura norte-americana.

 

Há uma citação que me parece que define bem o livro e o que ele propõe: ‘No interior da nossa cabeça não temos de ser razoáveis ou sensatos. Fora dela também não.’»

20

Livro do dia na TSF

‘Os Idiotas’ foi o livro do dia na TSF a 16 de Outubro. Ouça o programa de CARLOS VAZ MARQUES clicando neste link:

http://www.tsf.pt/Programas/programa.aspx?content_id=2316097&audio_id=3475854

«Um romance que surge como a confirmação de um talento já adivinhado por quem o lia na Periférica e como uma revelação para quem só agora venha a descobrir o autor.»

Apresentação do romance "Os Idiotas" por JOÃO PEDRO GEORGE no dia 2 de Novembro, sábado, às 15h00 no Mercado Biológico da Vila Literária de Óbidos.

19

Apresentação por J. Rentes de Carvalho

«(...) Essa argúcia transporta-a ele para os seus romances, o que, de par com a elegância e a originalidade da sua escrita, a riqueza do vocabulário, a cuidada feitura dos personagens, autoriza a que, com verdade e razão, se possa dizer dele que é um excelente escritor.

 

Leia o  texto completo aqui:

18

Apresentação por João Pedro George

17

Apresentação com J. Rentes de Carvalho

16

No sofá da revista LER

15

4 estrelas na Time Out Lisboa

14

'Os Idiotas' na LER de Setembro

13

'Os Idiotas' - TEASER

Realização: Paulo Araújo.

Ilustração da capa: Eduardo Ferreira.

12

PÁTIOS

O romance ‘Os Idiotas’ será oficialmente lançado no dia 13 de Setembro, sexta-feira, na Sociedade Recreativa e Filarmónica 1.º de Janeiro, em Casto Verde, às 21h00. O acto será antecedido de jantar no pátio da Sociedade (marcações pelos números 965144601 e 934693904).
No dia seguinte, a campanha alegre desce a Faro para uma reprise noutro pátio, a livraria e bar Pátio de Letras.
A reconquista desta vez começa a sul. Considerem-se mobilizados.

11

'Os Idiotas' em destaque num post do escritor J. RENTES DE CARVALHO no seu blogue ‘Tempo Contado’: 

«Se Rui Ângelo Araújo necessitasse de um diploma, recebia de mim o da Periférica, a extraordinária revista que, com Fernando Gouveia e Carlos Chaves fundou na aldeia transmontana de Vilarelho, que El Pais consideraria como a melhor revista cultural portuguesa...»

10

Rui Ângelo Araújo e a 'Periférica'

 

De 2002 a 2006, Rui Ângelo Araújo dirigiu a irreverente revista ‘Periférica’, amplamente elogiada pela qualidade dos seus conteúdos e da sua escrita. Para recordar um pouco aquela publicação, que de certa forma antecipa o romance do autor que O Lado Esquerdo Editora publicará em Setembro, apresentamos aqui alguns links para o arquivo do primeiro e do último número da revista e para alguns recortes de imprensa da época.


EDIÇÃO N.º 1. PRIMAVERA DE 2002
http://web.archive.org/web/20020531062905/http://www.periferica.org/

EDIÇÃO N.º 14. INVERNO DE 2006
http://web.archive.org/web/20060204225555/http://periferica.org/

O QUE SE DISSE NA IMPRENSA
http://web.archive.org/web/20051223234358/http://www.periferica.org/misc/breves.html

 

09

Impressão pronta

Está pronta a impressão de 'Os Idiotas'. O livro vai começar a ser enviado para os leitores que fizeram a pré-encomenda. O lançamento, cujos pormenores se anunciarão brevemente, ocorrerá a 13 de Setembro. A partir dessa data poderá também ser adquirido em livrarias, cuja lista será aqui divulgada.

08

Os amigos de Lúcio (6): Vasco


«O Vasco é um perigo na estrada e mesmo fora desse elemento não é aconselhável estar por perto dele. Tem um carácter volátil e uns braços em autogestão. Não conheci ninguém capaz de fazer cair tanta louça. As garrafas e os copos alinhados em cima de um balcão são como pinos de bowling para ele, sente um impulso inconsciente mas irresistível de os derrubar. Se estão em cima de uma bandeja, com um empregado experiente a fazer um hábil slalom pela sala, o desafio é maior, mas ele está à altura.»

Lúcio in ‘Os Idiotas’

07

Os amigos de Lúcio (5): Sérgio


«O Sérgio usa umas barbas de tamanho considerável. Aliás, nele tudo tem tamanho considerável, e quando digo tudo quero dizer tudo. É altíssimo, usa também o cabelo comprido, calça 47, tem longos dedos de pianista e deixa as mulheres a sonhar, quando informadas do resto da anatomia. Infelizmente para as senhoras, ele está mais interessado nas causas ambientalistas do que no sexo. E, de qualquer modo, mesmo que lhe interessasse a fornicação, a alegria não seria delas, porque o Sérgio, embora nunca tenha pensado no assunto, é gay.»

 

Lúcio in ‘Os Idiotas’

06

Os amigos de Lúcio (4): Avelino


«O Avelino sacrificou a mulher. Era o seu primeiro casamento e o segundo dela. Quando se conheceram, ela apaixonou-se logo pela sua capacidade de pacientemente a ouvir listar os defeitos do primeiro marido. No jantar inaugural, que o Avelino planeou escrupulosamente, ficaram algumas horas no restaurante a analisar as causas da bancarrota do seu antecessor, um tema central para ela. O momento em que ela se deixou acariciar na face coincidiu com uma observação particularmente sagaz dele a propósito de um investimento mal calculado do ex dela. O Avelino era bancário e lia os suplementos de economia dos jornais, mas sobretudo estava decidido a tomar o partido da sua futura mulher.»

 

in ‘Os Idiotas’

05

Os amigos de Lúcio (3): Óscar

 

«O Óscar é um rústico com os trajes de um dandy. Tem o rosto e os braços morenos de um trabalhador do campo — um daqueles antigos e feios criados de quinta, com genes e dentição imperfeitos, olhos escuros, desconfiados —, mas veste belos casacos e blusões, em tons por vezes improváveis. Na Suíça, onde viveu e trabalhou, reformaram-no compulsivamente e asseguraram-se que ele entrava no comboio. Um distúrbio qualquer, uma incapacidade permanente. Preferiram ficar a pagar para o ver longe. Ainda assim, esteve lá tempo que chegasse para adquirir modos e tiques urbanos, para copiar posturas e requebros que o seu escanzelado couro de servo da gleba interpreta como pode. Fuma como um actor da idade de ouro de Hollywood, encostado de mão no bolso aos umbrais das portas, à mobília das salas, mas ri, nas raras vezes que o faz, como todos os seus boçais antepassados — e as mulas que montavam.»

 

in ‘Os Idiotas’

04

Código de barras e ISBN

03

Os amigos de Lúcio (2): Luís

 

«O Luís é bispo das Testemunhas de Jeová. Ou era, foi expulso. O problema dele é que amava a Deus mas também amava ao vinho. Durante anos conseguiu resistir às tentações e fez uma bela carreira. Nos últimos tempos questionou a sua fé e descobriu que ainda se mantinha viva: era ela a certeza de que há muitas formas de exultar, mas só o álcool embriaga realmente. Pode ter que ver com reacções químicas, mera biologia, mas de alguma forma a alma deixa-se tocar. De resto, a degradação do fígado é só uma forma de apressar o encontro com o Senhor, aspiração última de todos os fiéis

 

in ‘Os Idiotas’

02

Os amigos de Lúcio (1)

 

«Somos seis no grupo e não é fácil dizer qual de nós é o mais alienado. Se fôssemos adolescentes, suponho que nos chamariam freaks, nerds, ou coisa assim, mas com esta idade a palavra é outra, embora resulte de prospecção no mesmo campo semântico. O que quer que sejamos, somo-lo por oposição aos cretinos, que são o resto das pessoas. 
Os outros são o Luís, o Óscar, o Avelino, o Sérgio e o Vasco. Eu sou o Lúcio (o prazer é todo vosso).»

 

in ‘Os Idiotas’

01

Número mágico

'Os Idiotas' já tem número mágico:
(ISBN) 978-989-97068-6-6

Pode fazer duas coisas com ele: apostá-lo no Euromilhões, num dispendioso sistema de múltiplas; ou, melhor aposta, usá-lo numa sofisticada pré-encomenda em forma de charada. Nós saberemos decifrá-la e você terá a sorte grande mais cedo.

Basta enviar um e-mail para osidiotaslivro@gmail.com. ou preencher o formulário na página das encomendas.

bottom of page